, ,

Credibilizando a Existência de Deus

12 de junho de 2011 Leave a Comment


Tudo que existe possui uma explicação para sua existência, seja na necessidade de sua própria existência ou em uma causa externa. O universo existe, não? Então qual seria a explicação para sua existência se não fosse Deus?

Esse argumento acima é válido e sem falhas. Decidi iniciar o post com ele porque frequentemente somos bombardeados com falácias (na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega.) e nos esquecemos que a ciência e a filosofia cooperam para a credibilização das premissas sobre a existência de Deus. Essas falácias têm sido usadas em diversas áreas do conhecimento ou por grupos sociais que possuem algum fim específico. Existem vários tipos de falácia e algumas podem ocorrer por falta de atenção ou até mesmo por falta de conhecimento do interlocutor sobre o que é uma falácia. Porém, muitos usam de falácias por desonestidade, parcialidade ou passionalidade.

Falácias


A maioria das falácias tem o intuito de persuadir as pessoas ou deixá-las distantes de entender a verdade.  As pessoas frequentemente caem em falácias por não saberem o que é ou como se parece uma. Abaixo, coloquei alguns exemplos de falácias; perceba que você frequentemente se depara com elas.

Quando considera-se essencial o que é apenas acidental.

Ex: "A maior parte dos políticos são corruptos. Então a política é corrupta."

Argumentar que o novo é sempre melhor.

Ex: "Na filosofia, Sócrates já está ultrapassado. É melhor Sartre, pois é mais recente."

Provocar a vaidade do oponente para vencê-lo.

Ex: "Não acredito que uma pessoa culta como você acredita nesta teoria."

Associar valores morais a uma pessoa ou coisa para convencer o adversário.

Ex: "Uma pessoa religiosa como você não é capaz de argumentar racionalmente comigo."

Ridicularizar um argumento como forma de derrubá-lo.

Ex: "Realmente acreditas em Adão e Eva? É apenas mais uma lenda de um conjunto de mitos antigos, sem fundamento, escritas por homens ignorantes e machistas."

Você conseguiu identificar algumas delas em seu cotidiano? É importante observar que o simples fato de alguém cometer uma falácia não invalida sua argumentação. Ninguém pode dizer: "Li um livro de Rousseau, mas ele cometeu uma falácia, então todo o seu pensamento deve estar errado".

A falácia invalida imediatamente o argumento no qual ela ocorre, o que significa que só este argumento específico será descartado da argumentação, mas pode haver outros argumentos que tenham sucesso. Por exemplo, se alguém diz:


"O fogo é quente e sei disto por dois motivos: 1. Ele é vermelho e, 2. Medi sua temperatura com um termômetro".

Neste exemplo, foi de fato comprovado que o fogo é quente por meio do argumento 2. O argumento 1 deve ser descartado como falacioso, mas a argumentação não está de todo destruída.

Apologética

A apologética é uma disciplina teológica própria de uma certa religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias. Durante os últimos anos, diversas ideologias têm surgido tentando invalidar o Cristianismo (ok, como nós vimos diversas vezes em diversos artigos neste blog). A Apologética cristã, então, usa da lógica, argumentos filosóficos, argumentos científicos etc. para defender o evangelho de falácias e argumentos retóricos que se levantam contra a ideia de que há um Deus. Quantas vezes você já se deparou com pessoas questionando a existência de Deus, enquanto a sua existência demonstra ser um dos argumentos mais lógicos se nos utilizarmos daciência e até mesmo da filosofia

 Há inúmeros estudos de apologética e diversos veículos que têm por base o tema. Abaixo, estou postando um pequeno vídeo de um canal que está apenas começando, ApologéticaBR. Se você se identificou com o assunto, sugiro que se inscreva lá e procure outras fontes de pesquisas e torne-se um "soldado" dessa área, um pouco esquecida, e extremamente necessária para continuarmos abrindo os olhos das pessoas para a Verdade.

Assista ao vídeo.



Fonte: Knowledge is power

0 comentários »

Leave your response!