Manipulação Subliminar

19 de abril de 2011 Leave a Comment

Percepção subliminar é um processo deliberado criado por técnicos de comunicação, em que você recebe e responde às informações e instruções, sem ser consciente disso. Mensagens sob a forma de palavras, impressas, fotos ou vozes apresentadas ou muito rapidamente ou muito obscuras por sua consciência. Qualquer coisa percebida conscientemente pode ser avaliada, criticada, discutida, argumentada e, possivelmente, rejeitada. Qualquer coisa programada subliminarmente para o seu subconsciente não encontra resistência. Esta informação subliminar é armazenada em seu cérebro e capaz de influenciar o seu julgamento, comportamento e atitudes.


A utilização de técnicas subliminares nos meios de comunicação impressa vem acontecendo nos Estados Unidos pelo menos desde a Primeira Guerra Mundial. Por exemplo, a primeira capa de Norman Rockwell no The Saturday Evening Post em 1917 incorporava "sex". Sempre que uma palavra ou imagem incorporada acidentalmente se tornou visível, conscientemente, os leitores passá-lo como uma piada, um acidente, ou um produto de sua imaginação.



Sérias experiências comerciais com mensagens subliminares foram realizados em meados dos anos 50. Em 22 de junho de 1956, a British Broadcasting Corporation experiênciou projeções de imagens subliminares na televisão. Imagens foram mostradas na tela muito rapidamente para serem vistas de forma consciente, mas eles fizeram uma impressão sobre o subconsciente. O experimento da BBC foi seguido por experimentos da Canadian Broadcasting Corporation, TV mexicana Televisa comerciais e rede de rádio, estação de TV WTWO dos EUA em Bangor e muitos mais.




A experiência com mensagens subliminares mais conhecida foi feita por um pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary, em 1957, durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos as palavras "Com fome, coma pipoca. Beba Coca Cola" foram projetadas para 0,003 de segundo. Isso é extremamente rápido. O que você vê na foto acima, por exemplo, os flashes estão em 0,04 segundos. As vendas de pipoca e Coca-Cola no cinema de Nova Jersey aumentaram 57,8 por cento e 18,1 por cento, respectivamente. Inúmeras pesquisas científicas seguindo essas experiências confirmaram além de qualquer dúvida de que mensagens subliminares funcionam. Quando a indústria de publicidade e órgãos do governo compreenderam o potencial das mensagens subliminares, eles começaram a investir milhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas subliminares, que podem ser usados não apenas para o marketing, mas também para propaganda e controle mental. Em 1962, Vicary repente confessa ter fabricado os resultados de sua experiência ... Por que alguém iria desacreditar-se de tal forma e perder a sua dignidade e credibilidade? É óbvio que ele foi pago para fazer por aqueles que usam mensagens subliminares para manipular você. Lembre-se disso: O maior truque do Diabo foi convencer o mundo que ele não existe ... Isso é exatamente o que eles estão tentando fazer, convencer o mundo que a técnica subliminar não funciona. E eles fizeram um bom trabalho. Há tantas pessoas que se recusam a acreditar que uma tecnologia secreta, que modifica o comportamento de forma invisível, canaliza sistemas de valores básicos, gerencia motivos humanos e os leva a comportamentos patológicos no interesse de certas estruturas de poder tem sido na existência e utilização generalizada durante décadas se não mais. Eles vão chamar de loucura, se você se atrever a isso, e ainda mensagens subliminares estão sendo bombardeadas em você ao longo do dia, através de livros, filmes, revistas, rádio, televisão e música. Todos os grandes jornais, cada pôster, cada revista nos Estados Unidos têm mensagens subliminares embutidas nelas.


Então, como pode algo que nós não notamos afetar o nosso comportamento? Bem, despercebido, não significa invisível. Vamos primeiro entender como funciona a nossa percepção. Como você sabe, nossa mente consiste em duas partes que interagem entre si: consciente e subconsciente. A parte subconsciente da mente opera abaixo do nível de consciência, que controla os reflexos, as funções automáticas e lida com o processamento e armazenamento de informações recebidas. Subconsciente é capaz de processar 20 mil bits de informação simultaneamente, enquanto a consciência pode lidar apenas com 7 ± 2 bits de informação, ao mesmo tempo.






Em vez da simples cinco sentidos de Aristóteles, visão, audição, paladar, tato e olfato, há pelo menos trinta e sete conhecidas e diferenciadas entradas sensoriais para o cérebro. Todas as informações colhidas por esses sentidos são enviadas ao cérebro e absorvidas pelo subconsciente, no entanto, apenas os dados muito concretos e relevantes é passado para a mente consciente após ter sido editado e redigido. Tudo o resto continua a ser ignorado. Um bom exemplo disto é o efeito coquetel: Você pode conversar com um amigo em uma festa lotada e ainda ouvir e entender o que ele diz, mesmo se o local for muito barulhento. Você pode, simultaneamente, ignorar o que outra pessoa próxima está dizendo, mas se alguém do outro lado da sala, de repente grita seu nome, você percebe o som e responde a ela imediatamente. O interessante é que certas palavras como "sexo", "sangue", "morte" tenham o mesmo efeito no desencadeamento de sua atenção como o seu nome.

Assim, apenas as informações consideradas "relevantes" vão para o consciente. Informação não essencial , curta ou estímulos vagos vão sendo armazenados sem chegar a nossa consciência. Importante ressaltar que elas não são descartadas, mas armazenado. Tudo o que você já experimentou em sua vida, o rosto de cada desconhecido que você já olhou para uma multidão à cada teia de aranha que você olhou quando uma criança, pode ser recuperada de sua memória por hipnose ou por estimulação elétrica das células cerebrais em lóbulos temporais. Daí o que estava subliminarmente colocado em seu cérebro vai ficar lá para sempre e em certas circunstâncias irá desencadear a reação correta em você. Isso não quer dizer que as mensagens subliminares determinam sua reação de forma inexorável. A opinião aceita é que as mensagens subliminares e melhor reforçam, aceleram as reações em pessoas que já estão predispostos ao assunto da mensagem. Mas eu acho que não se pode ter certeza.

A mensagem subliminar é mais comum S E X





Como quase todas as pessoas têm uma forte afinidade com o sexo, uma mensagem subliminar sexual seria o mais eficaz. Incorporado em um determinado produto que supostamente teria que atrair a atenção, emoções do telespectador e despertar nele a afinidade para o produto. Infelizmente, como você já viu aqui por si mesmo, este princípio tem sido muito mal utilizado, abusado e mal aplicado. Flagrante de sexualidade à beira da pornografia pode ser facilmente encontrado na publicidade, nos filmes de família, desenhos animados e produtos infantis.

 O famoso SEX no cabelo de Farrah Fawcett

Este cartaz foi uma das grandes lendas urbanas do final dos anos 70. Foi sempre enigmática porque esta imagem em particular tornou-se incrivelmente popular (mais de 12 milhões de cópias vendidas). Afinal, havia muitos outros cartazes de mulheres seminuas jovens e atraentes.

A garantia de uma palavra:


Outra técnica é escrever numerosos SEX no entrelaçamento forma de mosaico em uma camada transparente que pode ser sobreposta em qualquer fotografia, em qualquer nível de intensidade desejada.

Outra técnica interessante é a incorporação de imagens anamórficas do que você vê quando você olha em um espelho engraçado em um parque de diversões ou em um pote de café brilhante em casa. Estas distorções, muitas vezes grotescas servem como um chamariz para a verdadeira mensagem que pode estar escondido dentro do solo (folhas, flores, paisagens, reflexos em garrafas, pedras de gelo, símbolos, e assim por diante). Embora não seja conscientemente óbvio, pode muito bem ser óbvio para o nosso subconsciente e gravado lá.

0 comentários »

Leave your response!