, ,

Lady Gaga - Análise em Judas

8 de maio de 2011 Leave a Comment

Judas

Como uma questão cultural e para que seus vídeos sejam vístos, Lady GaGa apela mais uma vez para a polêmica em seus videoclipes e músicas. Judas, o novo videoclipe, que segundo informações, foi dirigido pela própria cantora, envolve facilmente seus fãs para sua “mensagem” de liberdade ou revolução.

O novo clipe de Lady Gaga vazou na internet hoje mais cedo do que o esperado, mas já arrecadou para inúmeros fãs inúmeros comentários de emoção. Em uma sociedade decadente, onde até a música se tornou algo sem nexo, blasfêmico ou pornográfico, as canções seculares sequer estão tendo algum valor benéfico hoje em dia.

Antes de dar uma breve análise sobre a versão lançada na internet, vamos relembrar alguns comentários que saíram na mídia:

O vídeo, co-dirigido por GaGa e Laurieann Gibsion, só será lançado oficialmente no dia cinco de maio e será exibido pela primeira vez no American Idol e, de acordo com a própria cantora, será uma metáfora sobre perdão e "coloca o destino acima de tudo e mostra que os erros em sua vida não são realmente erros, são apenas parte de seu potencial global e de seu destino".

Há tempos, vemos uma onda de comentários e vídeos sobre liberdade, revolução, harmonia, amor, paz  e etc.. Grande parte desse movimento da “luta pela liberdade”, vem principalmente pelo grupos de lésbicas e homossexuais, exigindo para que o mundo seja mais liberal e menos “preconceituoso”.

O mais intrigante de se ver, é que tal liberdade, amor e revolução só se aplica a quem concordar com os termos exigidos, e que opiniões contrárias são como um crime contra a sociedade. Clipes e filmes que adicionam temas bíblicos (como o recente de Lady Gaga), colocam pessoas ligadas principalmente a fé cristã, como vilões ou pessoas ultrapassadas, mas principalmente, colocam a fé cristã e Deus como uma doença para a sociedade.

Em uma entrevista, ela fala sobre a essência do videoclipe:

Bem, o vídeo, em essência, sugere que o perdão e traição estão de mãos dadas, e que… Como eu digo isso? O vídeo coloca o destino sobre todas coisas e mostra que os enganos da sua vida não verdade não são enganos, eles são apenas parte do seu potencial global e do seu destino.

E qual é o conceito?

Bem, eu quero que o vídeo fale por si só, mas eu vou dizer o tema do vídeo e a maneira como eu queria esteticamente retratar a história como uma filme motociclístico de Fellini onde os apóstolos são revolucionários em uma Jerusalém dos dias de hoje.. Eu faço Maria Madalena levando-os para a cidade onde encontramos Jesus e o resto você verá. Mas isso significa mais celebrar a fé do que desafia-la.

Ela afirma:

Este álbum continua o mesmo tipo de fascínio com a cultura pop como religião. É apenas uma associação muito mais profunda e em uma profundidade muito maior com a cultura pop como religião. Em “The Fame” e “The Fame Monster” eu estava analisando a fama no contexto da forma que só eu podia entender como alguém que ainda não a tinha. Assim era mais a arte da fama e agora que eu tenho meus fãs e eu tenho entre aspas, The Fame, o álbum é mais sobre a cultura pop na forma de religião, vozes jovens e a geração como uma religião, e o pensamento secular da religião, que se deslocam para a frente como a religião. Então, voltando à sua pergunta anterior sobre Judas como uma referência religiosa, é menos de uma referência à religião institucionalizada e mais de uma referência cultural em relação à cultura pop como uma religião.
capa

Em entrevista para a MTV norte-americana dias atrás, a diretora criativa do vídeo de "Judas", Laurieann Gibson, disse: "As pessoas que pensam que Lady Gaga irá cometer alguma blasfêmia ou está premeditando a abordagem do vídeo vão se surpreender com a grande mensagem". Mas não esperem uma reação tão amigável do presidente da Liga Católica para Direitos Civis e Religiosos.

A co-diretora ainda afirma:

"Eu sou cristã e minha carreira é a evidencia de Deus em minha vida. As pessoas que pensam que Lady Gaga irá cometer alguma blasfêmia ou está premeditando a abordagem do vídeo vão se surpreender com a grande mensagem. Vai realmente chocar o mundo", disse.

Em entrevista ao site MSN Canadá, Lady GaGa explicou: "Eu quero permitir que o vídeo fale por si mesmo mas eu direi que o tema de vídeo e a forma como eu queria esteticamente mostrar a história é como em um filme de motocicletas de Fellini, onde os apóstolos são revolucionários em uma Jerusalém moderna. E eu interpreto Maria Madalena levando-os à cidade onde encontramos Jesus e eu deixarei o resto para vocês verem. Mas o vídeo significa mais uma celebração à fé do que um desafio à ela."

Em quase todas as entrevistas e referências é abordado que o vídeo é uma “celebração a fé”, que terá uma “grande mensagem”, e sobre o ser humano conviver com seus erros e aceitá-los. De fato, a “grande mensagem”, não é mais do que dizer que uma pessoa que está em um erro, não sinta vontade de muda, e principalmente no fator espiritual, rejeitar buscar santidade e perdão com Deus por simplesmente orgulho de não ter força de vontade e fé para tal. O incentivo para o erro e o engano, é sem dúvida, colocado como uma coisa certa a se fazer.

Continua...


Veja o post que fala sobre a música...

0 comentários »

Leave your response!