,

Londres 2012 - O Revezamento da Tocha Olímpica e Prometeu

30 de maio de 2011 Leave a Comment

Londres está se preparando para o Jogos Olímpicos de 2012 e o revezamento da tocha olímpica começa em 18 maio 2012. Esse evento cerimonial, onde as pessoas de todas as esferas da vida carregam a tocha olímpica pelo país anfitrião, é especialmente simbólico para aqueles que começaram essa tradição olímpica.

Na mitologia grega, o original "portador da tocha" era Prometeu, o titã que roubou o fogo dos deuses para dá-lo à humanidade. O fogo era considerado pelos antigos como sendo uma pequena faísca do sol, que era considerado a manifestação física da divindade (veja a adoração ao sol). Ao trazer o fogo à humanidade, Prometeu, portanto, fez com que seres humanos participassem em "todas as coisas divinas" e até lhes permitiu aspirar a ser deuses. Por esta razão, Prometeu é particularmente venerado em sociedades secretas, como o seu mito é a representação máxima da filosofia e os objetivos de escolas de mistério: a ascensão para a divindade e a imortalidade através de meios próprios do homem.


Prometeu carregando a tocha

 Nos ensinamentos, o ato de "carregar a tocha" é um símbolo da consciência do homem de sua própria "centelha divina", e representa a sua aspiração de se tornar "um dos deuses." Isto é, em suma, a filosofia do núcleo de elite do mundo, que é fortemente influenciada pelos ensinamentos herméticos da Maçonaria, do Rosacrucianismo e Iluminismo. Por esta razão, a Tocha da Iluminação de Prometeu é freqüentemente encontrada no simbolismo da elite oculta.

Prometeu Fonte no Rockefeller Center. Atrás da fonte está escrito: "Prometeu, professor em 
todas as artes, trouxe o fogo que tem provado aos mortais um meio para fins poderoso."

Provavelmente o mais famoso portador da tocha no mundo, a Estátua da Liberdade foi dada aos Estados Unidos pelo francês maçons do Grande Oriente do Templo.

Uma mão carregando uma tocha no topo da pirâmide no topo da Biblioteca 
Central de Los Angeles (artigo completo na Biblioteca aqui)

 O mito de Prometeu é, em muitos aspectos, semelhante ao mito de Lúcifer - cujo nome em latim significa "Portador da Luz ". Desde que Lúcifer caiu do céu para o reino terrestre - trazendo com ele "a luz da Iluminação" - ele é considerado em escolas de ocultismo ser o portador da luz, da Estrela da Manhã, da intelectualidade e da iluminação.

Como a tocha de iluminação é o principal símbolo que representa a filosofia da elite, é surpreendente descobrir o que recebeu destaque em um ritual de abertura do evento do mundo esportivo grandioso?
Nas Olimpíadas

Os primeiros Jogos Olímpicos - revezamento de tocha

O primeiro revezamento de tocha olímpica foi realizado na Olimpíada de Berlim em 1936, durante o regime nazista. Apesar do fato de que Hitler proibiu organizações maçônicas da Alemanha (que ele identificou como servos dos judeus), o seu regime foi, contudo, inspirado e profundamente rico em sociedades secretas. Ele tinha um grande respeito pelo simbolismo e constituição de sociedades secretas.

"Todas as abominações que se supõe, os esqueletos e cabeças da morte, os caixões e os mistérios, são bichos-papões simples para crianças. Mas há um elemento perigoso e que é o elemento que copiei deles. Eles formam uma espécie de nobreza sacerdotal. Eles desenvolveram uma doutrina esotérica não apenas formulada, mas transmitida através dos símbolos e mistérios em graus de iniciação. A organização hierárquica e a iniciação através de ritos simbólicos, ou seja, sem incomodar o cérebro, mas pelo trabalho sobre a imaginação através da magia e os símbolos de um culto, tudo isso tem um elemento perigoso, e o elemento que tenho tomado. Você não vê que o nosso partido tem de ser do personagem ...? Uma Ordem, é o que tem de ser - uma ordem, a ordem hierárquica de um sacerdócio secular ... nós mesmos ou a Maçonaria ou a Igreja - não há espaço para um dos três e não mais ... Nós somos o mais forte dos três e devemos livrar-se dos outros dois. "
- Rauschning Hermann, "Hitler Speaks"

O Partido Nazista foi fortemente influenciado pelo misticismo germânico. Vários membros do partido fizeram parte da Sociedade de Thule - uma sociedade secreta oculta com sede em Munique. Apesar de suas diferenças externas com outras sociedades secretas como a Maçonaria, no fim do dia, quando tudo estiver dito e feito, todos os ensinamentos mais internas desses sociedade são praticamente os mesmos.


Uma vez que "as mentes ocultas pensam da mesma forma" o revezamento da tocha se tornou parte da tradição olímpica. Assim, a cada dois anos, países inteiros reunem-se e celebram a passagem da tocha de Prometeu, que só podem ser iluminadas pela fonte suprema: o sol - símbolo da divindade.

Como a maioria das pessoas que assistem a esses revezamentos da tocha - incluindo os portadores da tocha - não sabem nada sobre o significado oculto do evento. A realização da cerimônia da tocha olímpica continua a ser um exemplo impressionante de rituais da elite e da filosofia a ser comemorado na frente de uma multidão "deslumbrada", aplaudindo e torcendo para seu portador de luz, Lúcifer, local; as massas comemoram, mais uma vez, a extensão de sua própria ignorância.

Outro simbolismo dos Illuminati nos Jogos Olímpicos de 2012:
Dentro do estádio Olímpico. Pirâmide com triângulos iluminados ...


Mascotes com um olho ...

Aqui está um artigo recente da BBC, comemorando a passagem da tocha e descrevendo um pouco de sua história:

Londres 2012: Qual é o revezamento da tocha olímpica?

"É uma coisa absolutamente emocionante para fazer", diz Philip Barker.

O historiador olímpico e autor tem um nó na garganta bem na memória da corrida, com a lanterna apertada na mão, no alto das montanhas Taygetos acima de Esparta, na Grécia.

Ele fazia uma parte do revezamento da tocha, a façanha de tração humana em execução que levou a chama em sua jornada de sua fonte, Olímpia, para os Jogos de Atlanta em 1996.

De 18 de Maio de 2012, o revezamento da tocha olímpica vai percorrer o Reino Unido no período que antecede os Jogos de Londres -, tendo 70 dias, com cerca de 8.000 portadores.

Os organizadores dizem que 95% da população do país deve estar dentro de uma hora do percurso que vai acabar com o acendimento da pira na cerimônia de abertura no Estádio Olímpico, em Stratford.

Eles esperam que a emoção sentida por Philip Barker será partilhada pela nação e entre as multidões ao longo do caminho.

A percepção do revezamento da tocha é que é uma reencenação contemporânea de uma antiga tradição grega.

Na realidade, é um fenômeno apenas dos Jogos Olímpicos modernos, apenas a partir dos Jogos de Verão de 1936 em Berlim, e para os Jogos de Inverno em Oslo em 1952.

Mas a idéia está enraizada em uma mistura de mitos gregos, o pensamento até à data em torno dos séculos sexto-quinto a.C.

As histórias são em torno de Prometeu. Ele era um Titan e "amigo do homem" que roubou o fogo, elemento sagrado, dissimulada no interior de uma haste nártex (uma espécie de erva-doce gigante) de Zeus, o pai dos deuses, e deu-o aos mortais.

A chama está acesa pela luz do sol - com chamas acesas a mais 
em dias anteriores no caso de tempo nublado

Os gregos antigos tinham Lampadedromia - corridas de revezamento da tocha - onde a equipe vencedora acendia uma chama sagrada, possivelmente como parte da adoração no culto de Prometeu e seu desafio dos deuses para transmitir conhecimentos aos mortais. O revezamento moderno tem um aceno para as virgens vestais que acendiam a chama da civilização romana rival que havia.

Ele também evoca o espírito da "trégua sagrada", uma paz declarada em toda Grécia antiga, nos meses que antecederam os Jogos Olímpicos e comunicada por corredores que viajaram pelo país.

Como a Universidade de Oxford classicista, Cressida Ryan diz: "É um amálgama de pedaços de mitologia.

"Concordar sobre os fatos realmente não importa, faz muito tempo para saber. Hoje ele é usado como uma força do bem - que alguém tenha tido uma idéia e usado-a ".

A chama olímpica primeira queimada na Jogos de Amsterdã de 1928, mas não foi até 1936 que um relé com uma tocha tomou forma, sob o regime nazista e organizador desportivo Carl Diem.

A chama foi acesa em Olímpia, com o sol e um espelho parabólico, em seguida, levado para o estádio de Berlim, pelos corredores, através da Bulgária, Jugoslávia, Hungria, Áustria e República Tcheca - países que mais tarde viriam a cair sob o domínio nazista.

O fogo era um símbolo do regime de Hitler, e as procissões de tochas eram uma característica. A liderança teve por objetivo traçar um link direto de volta à civilização antiga. Como Ryan explica: "Eles queriam uma ponte simbólica entre a Grécia antiga e na Alemanha moderna. E a luz é um símbolo de pureza - o brilhante, branco, luz pura, deslumbrante sobre os antigos gregos era algo que alimentou o mito ariano ".

O cineasta favorecido por Hitler, Leni Riefenstahl, capturou esse mito, documentando o evento para seu filme Olympia 1938.

Pós-guerra, para a Olimpíada de Londres 1948, os organizadores abraçaram a idéia do revezamento da tocha. Apesar dos tempos austeros, a tocha foi assediada por multidões ao longo do percurso.

Desde então, a tocha tem desfrutado de um momento alto na sua maioria, de quatro em quatro, e, ultimamente, dois anos, mudando o projeto com cada cidade sede dos Jogos Olímpicos e as tendências de cada década.

O relé tem ido algumas vezes com um tema - Roma 1960: O Relé Antiga; Cidade do México de 68: o relé para o Novo Mundo; Seul 88: Harmonia e Progresso.

Os modos de transporte tornaram-se cada vez mais estranho - em esquis, Oslo de 1952, Skidoo Calgary, 88, e saltador de esqui, Lillehammer '94.

A tocha foi levada para a água com banhistas, em Veracruz, México 68 e em Marselha, França para Grenoble 68, bem como subaquática na Grande Barreira de Corais de Sydney 2000.

Foi levada para o céu - na Concorde, Albertville 92, via satélite, Montreal '76; pára-quedas, Lillehammer '94. E o lanterna, sem chama, foi para o espaço, duas vezes, antes de Atlanta 96 e Sydney 2000.

Canoas, barcos a vapor, vagões, cavalos, camelos e muitos esportistas e celebridades também têm desempenhado o seu papel.

Também chamou a protesto, o mais proeminente dos pró-Tibete e defensores dos direitos humanos em muitos países, quando foi ladeado por seguranças chineses em sua turnê à frente de Pequim 2008.

E pelo menos até a década de 1950, foi sim uma tocha machista - as mulheres não tinham permissão para participar.

A chama se apaga acidentalmente, por vezes, na rota, aparentemente "mais vezes do que gostaríamos de deixar", diz Barker.

No caso de um evento como esse, pode ser re-iluminado, com especiais chamas extras de Olímpia realizada com o relé, muitas vezes em lâmpadas estilo mineirador.

Se um dia nublado ameaçar a cerimônia inicial, quando as mulheres acendem a chama do Sol, em Olímpia, também há uma série de chamas mantidas em reserva nos dias que antecederam o evento televisionado. A tocha tem sido usada para acender a pira ostentando lendas como Muhammad Ali, por atleta Li Ning, suspensas em fios, pelo arqueiro paraolímpico Antonio Rebollo e como o fogo no meio de água por atleta Cathy Freeman.

No sentido horário do esquerdo superior: Muhammad Ali, Salt Lake City, 2002; Li Ning, Pequim, 2008; Cathy Freeman, Sydney, 2000; e Antonio Rebollo, Barcelona, ​​1992; usar a chama da tocha para acender o caldeirão

Tudo isso faz parte da fachada que os historiadores Olímpicos dizem coisas entusiasmadas para um evento desportivo positivo, muitas vezes entre pessoas que não podem estar nos próprios Jogos.

O fundador do movimento olímpico moderno, Pierre de Coubertin esperava que a tocha olímpica fosse "prosseguir o seu caminho através dos séculos, aumentando o entendimento amigável entre as nações, para o bem da humanidade sempre mais entusiasmados, mais corajosos e mais puros."

Trinta Olimpíadas em diante, para operadoras como Barker, aquele simbolismo é fundamental.

"Quando for a sua vez de levar a chama, você tem pensamentos emocionais, pensa nas pessoas que competiram nas Olimpíadas, Jesse Owens, grandes heróis como Steve Redgrave," diz ele.

"Você se sente parte disso porque você está ajudando a levar a chama até o estádio. Foi muito especial, muito emocional. "



Fonte: VigilantCitizen

0 comentários »

Leave your response!